segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

5 Costumes de Natal dos Portugueses

Minha família veio de Portugal e trouxe na bagagem costumes da sua terra de origem e que recordo da minha infância, entre eles:  

1) Montar um presépio, como Portugal é um país católico a maioria das famílias monta com muito capricho o seu e o menino Jesus só é colocado no dia 24, após a missa.

2) Montar a árvore de Natal;

3) Ir a missa do Galo e depois comer a ceia de natal;

4) O prato principal da Ceia era o bacalhau cozido com batata, hortaliça, cebola e ovo. Sempre regado com azeite e acompanhado do melhor vinho que se podia comprar. E no dia 25 quando podíamos era pernil assado (no forno da padaria) com batatas. Os miúdos abriam os presentes.

5) Comer bolo de reis e doces típicos da época como rabanadas. Além disso, frutos secos como as nozes, as castanhas, as amêndoas, os pinhões, as uvas passas entre outros.

Como vocês notaram muitos desses costumes também fazem parte do Natal brasileiro.

Compartilhe conosco uma tradição que sua família tem no Natal. Se quiser colocar uma foto me marque no instagram @pitadas_e_palavras.  


Desejo a todos um Feliz Natal cheio de Paz, Harmonia e muitas alegrias.

Um beijo.

🌷 By Liv Jardim

2 comentários:

  1. ...faltam ainda umas "coisinhas" rss.No dia 25 com os restos do bacalhau,batatas,couves(tudo que sobra desse prato do jantar anterior),corta-se aos pedacinhos,envove-se em azeite e muito alho e serve-se antes do prato de carne(cabrito assado,lombo de porco no forno,perú recheado,etc. conforme as regiões no País).Além disto "faltaram" as rabanadas,os sonhos,as azevias de grão,as filhós ou filhozes e o vinho do Porto para acompanhar os doces.
    Espero ter ajudado um pouquinho na gastronomia que é o extenso rol,que é a nossa comemoração natalina.
    Saudações deste este lado do Oceano
    Luís

    ResponderExcluir
  2. Luis obrigado pelo seu comentário. Realmente dependendo da região muda os costumes. Mas o importante é comemorar com a família e amigos está data tão importante. Um abraço e Feliz 2018 para você é sua família.

    ResponderExcluir